top of page

Sobre Génova

Contato

Email: genova.alvarado27@gmail.com

WhatsApp: +55 (21) 97537-6422

Artista visual formada pela Universidade Nacional Experimental das Artes, “Unearte” na menção de mídia mista em Caracas, Venezuela, em 2018. Obteve componente de ensino pedagógico em artes com o programa “Pólo Arte Na Escola”, na Universidade Federal de Roraima, Brasil em dezembro de 2019. Concluiu pós-graduação em gestão e políticas culturais, no instituto cultural Itaú, em convênio com a Universidade de Girona na Espanha, por meio da Cátedra UNESCO de Políticas e Cooperação Culturais, em setembro de 2020. Atualmente 2024 Reside em Cunha, interior de São Paulo, Brasil.


O seu processo artístico surge da exploração do seu corpo com diferentes materiais e da sua relação com eles numa perspectiva decolonial, inspirada no universo feminino, no imaginário quotidiano e tradicional original, imerso no contexto social e cultural contemporâneo. Aborda mídias criativas como performance, body art, vídeo, fotografia, instalação, poesia e entre aquelas investigações com cerâmica artística e tradicional.


Suas obras refletem sobre realidades e fenômenos sociais como forma de denúncia ou enunciação contra as injustiças das condições humanas, trabalha a partir da biografia, da memória e da concepção do corpo como território a partir do espaço doméstico, público e seus desdobramentos na paisagem. natural. Abordar as leituras oferecidas pelo cotidiano de acordo com sua diversidade de papéis, contextos e culturas; Atualmente tem interesse em trabalhar o papel vulnerável e ao mesmo tempo vitorioso das mulheres nos trânsitos migratórios. Participou de algumas exposições individuais e coletivas, dentro e fora do campo da arte em seu país natal, Venezuela, e em países como Brasil, Chile, México e Argentina através de redes colaborativas culturais, emergentes e artísticas.

curriculum vitae

Genova Alvarado, Venezuela 1991. Artista formada pela “Unearte” 2018, com pós-graduação em gestão e políticas culturais pelo Instituto Itaú Cultural e Universidade de Girona, 2020.


Participações mais relevantes: 


• Apresentação da Performance “Alimento poético I”, no marco da exposição de arte conceitual de Dámaso Ogaz, na Galeria de Arte Nacional, Caracas, Venezuela, com o projeto poética mínima, Poesia Celular, em novembro de 2011.


• Exposição da Vídeo instalação titulada “La Venus Hoy”, no Museu Universitário Jacobo Borges em Caracas, sala 4, dezembro 2018/ fevereiro 2019.


• Performances “Meu territorio de conflicto”, auditorio da universidad Estadual de Roraima, no marco da V semana de História do Brasil, no 20 agosto 2019, Boa Vista, R.R.


• Participação na mostra nacional de arte "Sesc Convida". Com "Práticas da pandemia" série de Fotoperformances realizada entre abril e maio em Boa Vista Roraima, outubro 2020.


• Participação na 17a Mostra de Performances da Verbo, na Galeria Vermelho na cidade de São Paulo, com a obra “19 metros de ausência e uma carta aberta a quem possa interessar”, no dia 10 de agosto 2023.


• Particpação no Seec Roraima no “seminario de arte contemporânea, recostruindo narrativas o norte como centro”, com a performances “Alimento poético-Arepitas”, teatro Jader Xaud, Agosto 2023, Boa Vista-RR.


• Participação na 2da abertura da exposição “Vidas Transbordantes e os desejos do mundo” na Galeria Solar dos Abacaxis, com a obra “Semear afetos além das fronteiras” Rio de Janeiro, 30 de Septembro 2023.


• Participação na Residência virtual “Portos de Sur a Süd”, convidada pelo Goethe-Institut de Porto Alegre, onde desenvolveu a obra de vídeoperformances “Terrapoeisis” de octubre-novemvro 2023.


• Exposição individual no 33 programa de exposiçãoes do Centro Cultural São Paulo, com a obra “minha paisagem é corporal”. Atualmente no piso Flavio de Carvalho, apresenta uma serie de 5 fotoperformances e uma videoperformances ate o dia 16 De junho 2024.

                       
• Exposição "Confluir em Travessia" mostra em dupla atualmente no Museu Municipal Francisco Veloso na cidade de Cunha, onde compartilha salas junto obras da artista Gissele Gondolfi do Atelie Muriqui. A mostra leva assinatura da curadora Rachel Hoshino e está em cartaz até 8 de dezembro de 2024. 

  • Instagram

© 2025 Génova Alvarado. 

Av. Padre Rodolfo, 495 - Cunha - SP 12530-000 | CPNJ: 47.379.165/0001-80

bottom of page