Sobre Génova

Contato
Artista visual formada pela Universidade Nacional Experimental das Artes, “Unearte” na menção de mídia mista em Caracas, Venezuela, em 2018. Obteve componente de ensino pedagógico em artes com o programa “Pólo Arte Na Escola”, na Universidade Federal de Roraima, Brasil em dezembro de 2019. Concluiu pós-graduação em gestão e políticas culturais, no instituto cultural Itaú, em convênio com a Universidade de Girona na Espanha, por meio da Cátedra UNESCO de Políticas e Cooperação Culturais, em setembro de 2020. Atualmente 2024 Reside em Cunha, interior de São Paulo, Brasil.
O seu processo artístico surge da exploração do seu corpo com diferentes materiais e da sua relação com eles numa perspectiva decolonial, inspirada no universo feminino, no imaginário quotidiano e tradicional original, imerso no contexto social e cultural contemporâneo. Aborda mídias criativas como performance, body art, vídeo, fotografia, instalação, poesia e entre aquelas investigações com cerâmica artística e tradicional.
Suas obras refletem sobre realidades e fenômenos sociais como forma de denúncia ou enunciação contra as injustiças das condições humanas, trabalha a partir da biografia, da memória e da concepção do corpo como território a partir do espaço doméstico, público e seus desdobramentos na paisagem. natural. Abordar as leituras oferecidas pelo cotidiano de acordo com sua diversidade de papéis, contextos e culturas; Atualmente tem interesse em trabalhar o papel vulnerável e ao mesmo tempo vitorioso das mulheres nos trânsitos migratórios. Participou de algumas exposições individuais e coletivas, dentro e fora do campo da arte em seu país natal, Venezuela, e em países como Brasil, Chile, México e Argentina através de redes colaborativas culturais, emergentes e artísticas.
curriculum vitae
Genova Alvarado, Venezuela 1991. Artista formada pela “Unearte” 2018, com pós-graduação em gestão e políticas culturais pelo Instituto Itaú Cultural e Universidade de Girona, 2020.
Participações mais relevantes:
• Apresentação da Performance “Alimento poético I”, no marco da exposição de arte conceitual de Dámaso Ogaz, na Galeria de Arte Nacional, Caracas, Venezuela, com o projeto poética mínima, Poesia Celular, em novembro de 2011.
• Exposição da Vídeo instalação titulada “La Venus Hoy”, no Museu Universitário Jacobo Borges em Caracas, sala 4, dezembro 2018/ fevereiro 2019.
• Performances “Meu territorio de conflicto”, auditorio da universidad Estadual de Roraima, no marco da V semana de História do Brasil, no 20 agosto 2019, Boa Vista, R.R.
• Participação na mostra nacional de arte "Sesc Convida". Com "Práticas da pandemia" série de Fotoperformances realizada entre abril e maio em Boa Vista Roraima, outubro 2020.
• Participação na 17a Mostra de Performances da Verbo, na Galeria Vermelho na cidade de São Paulo, com a obra “19 metros de ausência e uma carta aberta a quem possa interessar”, no dia 10 de agosto 2023.
• Particpação no Seec Roraima no “seminario de arte contemporânea, recostruindo narrativas o norte como centro”, com a performances “Alimento poético-Arepitas”, teatro Jader Xaud, Agosto 2023, Boa Vista-RR.
• Participação na 2da abertura da exposição “Vidas Transbordantes e os desejos do mundo” na Galeria Solar dos Abacaxis, com a obra “Semear afetos além das fronteiras” Rio de Janeiro, 30 de Septembro 2023.
• Participação na Residência virtual “Portos de Sur a Süd”, convidada pelo Goethe-Institut de Porto Alegre, onde desenvolveu a obra de vídeoperformances “Terrapoeisis” de octubre-novemvro 2023.
• Exposição individual no 33 programa de exposiçãoes do Centro Cultural São Paulo, com a obra “minha paisagem é corporal”. Atualmente no piso Flavio de Carvalho, apresenta uma serie de 5 fotoperformances e uma videoperformances ate o dia 16 De junho 2024.
• Exposição "Confluir em Travessia" mostra em dupla atualmente no Museu Municipal Francisco Veloso na cidade de Cunha, onde compartilha salas junto obras da artista Gissele Gondolfi do Atelie Muriqui. A mostra leva assinatura da curadora Rachel Hoshino e está em cartaz até 8 de dezembro de 2024.